segunda-feira, 31 de março de 2014

Proposta de Intervenção

Na minha proposta de intervenção, pretendo trabalhar as relações interpessoais e a comunicação.
Trabalho nesta escola das 07h00' às 08h40', com uma turma da sala de recurso e todos os meus alunos são de outra Unidade Escolar. No intuito de possibilitar uma maior convivência e comunicação dentro e fora da escola propus esse trabalho para a  equipe escolar. Estamos em período de Copa do Mundo, todos na escola ou não, ouvirão sobre,  então vamos aproveitar a oportunidade e trabalhar todas as disciplinas explorando o tema.


Proposta de Intervenção

 

1-    Projeto: Todos aprendemos juntos “Copa do Mundo”

 

2-    O objetivo da proposta.

·         Trabalhar as relações interpessoais na formação do aluno;

·         Propor situações de aprendizagens a partir do quem sou eu e quem é meu entrevistado;

·         Trabalhar a comunicação e autonomia.

 

3-    Quem serão os participantes.

Alunos: da sala de recurso e  sala convidada

Familiares: dos alunos

Professores: a escolha do aluno

Funcionário: a escolha do aluno

Comunidade: uma pessoa da comunidade

Unidade Escolar: E.E. “Profº Antonio Fernandes”

Ano: 2014

Série: Ciclo II – Ensino Fundamental

Sala de Recurso: Deficiência Intelectual

 

4-    O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.

 

Primeiro Momento: Apresentar para os alunos o Tema “Copa do Mundo” Trabalhar textos sobre o assunto e cada dupla elaborará, perguntas referentes (no mínimo 10). Propor a entrevista.

 

Segundo Momento: As duplas irão selecionar as perguntas que farão parte da entrevista e estas serão digitadas pelos mesmos.

 

Terceiro Momento: O aluno será orientado quanto: ao como proceder em uma entrevista. Após orientação, irá entrevistar em sua escola de origem um professor, um aluno, um funcionário, uma pessoa da família e uma da comunidade.

 

Quarto Momento: Trará as perguntas para tabular os dados.

 

Quinto Momento: Convidar uma classe da escola em que frequenta a sala de recurso à participar do projeto e entrevistá-los.

 

Sexto Momento: Tabular os dados coletados na escola.

 

Sétimo Momento: Conversar com a sua dupla e professora sobre os resultados obtidos, chegar às conclusões, colocar suas impressões para o amigo e registrá-las.

 

Oitavo Momento: Convidar a sala que participou da entrevista, a vir até a sala de recurso, apresentar os resultados obtidos e suas impressões.

 

Materiais necessários:

Papel sulfite;

Papel quadriculado;

Lápis preto nº2;

Lápis de cor;

Computador;

Impressora;

Textos xerocopiados.

 

Tempo de Duração:

2º Bimestre

 

Recursos complementares:

Revista Nova Escola com a reportagem sobre a Copa do Mundo 2014;

Quadro mural.

 

Proposta de Avaliação:

Participação;

Desempenho.

 

5-    Quais resultados esperados.

·         Aumento de 50% de participação da família nas atividades escolares do filho;

·         Melhorar a comunicação etomada de decisão diante de situações;

·         Elevar a auto- estima dos envolvidos;

·         Ampliar o conhecimento sobre o tema;

·         Aprimorar  a utilização dos recursos da informática;

·         Efetuar a participação de vários segmentos na atividade.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário